sexta-feira, 17 de março de 2017

So here's what you missed on Glee: dois anos

E na próxima segunda-feira (20/03), completa dois anos que Glee infelizmente teve seu séries finale. Parece que tem mais tempo, né? E pra não deixar essa terrível data passar em branco, separamos seis performances, uma de cada temporada, que em nossa simples e singela opinião, foram algumas das melhores, porque é aquilo: a série acabou, mas nossa missão é enaltecer e divulgar mesmo com o fim da mesma.


Quando se fala em Glee, logo vem à memória a música que mais foi tocada na série: Don't Stop Believin'. A música, orginalmente da banda Journey fez tanto sucesso na voz dos New Directions, que foi reprisada seis vezes no seriado, sendo três vezes na primeira temporada, e as outras três na quarta, quinta e sexta temporada, respectivamente. Foi difícil, mas por fim escolhemos a nossa performance favorita de DSB, e ficamos com a que fez parte do piloto, porque a primeira vez a gente nunca esquece.


Que a série é muito conhecida por seus incríveis covers, às vezes sendo melhores até que a versão original, todo mundo sabe. Mas nem só de cover Glee sobrevivia, ou seja, a série lançou algumas canções originais, possuindo duas versões dentro do seriado, nós escolhemos "Loser Like Me", música essa que acabou virando hino dos Gleeks, logo que o “L” na testa se tornou uma característica forte de Glee. No episódio “Original Song” (2x16), diante da pressão sobre as Regionals e com a Sue aumentando a tensão do Glee Club, o New Directions compõe uma música, onde usam as atitudes de Sue Sylvester como inspiração, unido o útil ao agradável. Outra versão de Loser Like Me foi performada no episódio “New Directions “, na quinta temporada. 


Outra característica bem marcante em Glee eram as competições musicais. E são elas: Sectionals, Regionals e Nationals. Onde os grupos de coral, entre eles os mais famosos: New Directions, Vocal Adrenaline e The Warblers, apresentavam seus melhores números musicais, competindo entre si. E uma das melhores apresentações dos New Directions foi durante as Regionals da terceira temporada, no episódio “On My Way” (3x14), onde performaram o mashup “Fly / I Believe I Can Fly”. O cast arrasou, dá pra sentir o quanto eles estão em sintonia, é uma coisa linda de se assistir. 



Além de famosa por seus covers e canções originais, Glee também foi conhecida por cantar clássicos. E “Grease” obviamente não ficaria de fora, tanto que a série fez um tributo ao incrível filme de 1978. Ficou por conta do enredo do episódio “Glease” (4x06) enaltecer e trazer a memoria músicas que marcaram os Tempos da Brilhantina. E entre as diversas músicas performadas “You Are The One That I Want” merece ser incluída a esta lista. Com toda a certeza podemos afirmar que os fãs do filme almejaram essa versão desde o piloto e no 1x11, quando Rachel (Lea Michele) canta um trecho da música com Finn (Cory Monteith), mas foi ‘somente’ três anos depois que os produtores da série nos deram mais que um trecho, fazendo com que o maior cast que a gente respeita, cantasse esse incrível clássico. É aquele ditado: antes tarde do que nunca. 


Quem acompanha o blog há certo tempo, sabe o quanto amamos a amizade Pezberry. Aquele clima de tapas e beijos entre a Santana e a Rachel é maravilhoso. Pois muito que bem, tiveram alguns números musicais estrelados pelas personagens de Naya e Lea, e em “Be Okay”, no episódio “New Directions” (5x13), as personagens estão novamente com algumas divergências, e durante a performance, as mesmas fazem as pazes e fica tudo bem. Trocadinho porque sim. Lea Michele e Naya Rivera são poderossimas como a espada de um samurai, então é claro que um dueto das duas seria choque de monstro, né? 


Por ser uma série jovial, do público teen e que abraçava os mais variados fãs, Glee não tinha em seu repertório somente clássicos, a série abraçava também artistas da nova geração. Taylor Swift, Alicia Keys, Demi Lovato, Katy Perry e Lady Gaga são alguns dos nomes que tiveram suas músicas na voz do elenco de Glee. “Problem”, da Ariana Grande fez muito sucesso na voz da trindade mais profana de todos os tempos, Unholy Trinity. Em uma tentativa de recrutar novos membros para o Glee Club em “Homecoming” (6x02), Santana, Quinn e Brittany (e Artie), fazem uma das melhores performances da sexta e última temporada da série, com uma ótima versão e excelente coreografia, afinal, Glee é Glee, e ponto.

Glee foi isso, gente. Uma junção de coisas, de gostos, de músicas, de gêneros, formando as mais diversas tribos. E saindo da terceira pessoa, ficando algo mais pessoal, tenho que dizer que Glee foi uma série muito importante pra mim, na minha vida. Por um bom tempo ela funcionava como uma válvula de escape, abrindo um leque de diversidades que eu jamais viveria em tal época. E se hoje sou a pessoa que sou, muita coisa aprendi com essa série incrível. Obrigado, Ryan. Obrigado, Fox. Obrigado, Glee. Quanta saudades!

"Faço o possível para escrever por acaso. Eu quero que a frase aconteça. Não sei expressar-me por palavras. O que sinto não é traduzível. Eu me expresso melhor pelo silêncio. Expressar-me por meio de palavras é um desafio. Mas não correspondo à altura do desafio. Saem pobres palavras." Clarice Lispector