sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Queridinha do momento: Black Mirror

Uma pessoa extremamente conectada às redes sociais, com toda a convicção, pode-se afirmar que já ouviu falar sobre essa série. Na verdade, não se fala em outra série no momento. Dona de três temporadas, com pouquíssimos episódios e com muito conteúdo, obviamente estamos falando de Black Mirror, baseada em The Twilight Zone e Tales of The Unexpected, a série foi criada por Charlie Brooker, produzida pela Zeppotron e originalmente transmitida pelo Channel 4, rede de televisão britânica, assim como a série. 

Toby Kebbel, Lian em "The Entire History of You" S01E03
Se a tecnologia é como uma droga – e ela parece com uma droga – quais são precisamente os efeitos colaterais? Essa área entre o prazer e o desconforto é onde Black Mirror, minha nova série dramática, está situada. O “espelho negro” do título é aquele que você irá encontrar em cada parede, em cada mesa, na palma de cada mão: a fria e brilhante tela de uma TV, monitor, smartphone.” – Charlie Brooker 

Voltada à tecnologia e ao lado obscuro da humanidade, a série envolve uma mistura de gêneros como o drama, ficção científica, suspense e claro, muito mistério, e assim como American Horror Story, Black Mirror é uma série antológica, com a diferença de que a cada episódio nos é apresentado uma história, um elenco. Já em AHS, as histórias se desenvolvem durante toda a temporada. 

Black Mirror tem uma abordagem com temas especulativos, levando com que o telespectador se auto examine, fazendo uso de sátiras sobre os acontecimentos da sociedade atual. Por mais que esteja em seu auge, diferente dos últimos posts, BM não é uma série estreante, pelo contrário, ela é velhíssima, de dois mil e onze, especificamente. Porém após a Netflix comprar os direitos e já produzir uma terceira temporada, a popularidade da série aumentou a nível internacional. Sendo então, a queridinha do momento. A série possui três temporadas e um especial de natal, totalizando treze episódios.

Alex Lawther, Kenny em "Shut Up and Dance" S03E03
E claro que em virtude do enorme buzz na internet e dos inúmeros elogios, não teve jeito, caímos nas graças da série, e olha: a maestria e a criatividade dos produtores são de outro universo, a série é fantástica! A construção de cada episódio é fora do comum, todos são fundamentados em conflitos atuais em que o mundo se encontra, levantando altos questionamentos durante o episódio todo, te fazendo se identificar com a história, se apaixonando pelos personagens, criando várias teorias que muitas das vezes te fazem quebrar a cara. 

Com episódios independentes, levando em consideração o roteiro, produção e elenco, afirmamos que sim, Black Mirror é uma das melhores séries da atualidade, sendo uma das nossas favoritas. Definimos a série em apenas uma palavra: aflição. É impossível não assistir algum episódio e não sentir tal sentimento. Mas que a série é maravilhosa, isso não podemos negar!


"Faço o possível para escrever por acaso. Eu quero que a frase aconteça. Não sei expressar-me por palavras. O que sinto não é traduzível. Eu me expresso melhor pelo silêncio. Expressar-me por meio de palavras é um desafio. Mas não correspondo à altura do desafio. Saem pobres palavras." Clarice Lispector